As influências do Covid-19 no trabalho são grandes e notáveis, e atingem todos os tipos de empresas. A pandemia de Coronavírus exigiu que os ambientes de trabalho e as atividades laborais fossem readaptados para que respeitassem o distanciamento social necessário para a contenção pandêmica. O retorno ao ambiente de trabalho deve ser feito com muito cuidado a fim de que a segurança e a proteção dos colaboradores sejam garantidas. É possível se utilizar de algumas dicas que auxiliam na organização do ambiente de trabalho para recepcionar novamente os empregados.

Pensando na segurança de empregados e empregadores, a equipe da OCUPPE desenvolveu algumas medidas que podem tornar o retorno ao trabalho presencial mais seguro:

  1. Faça o retorno de forma gradual

Caso sua empresa esteja mantendo as atividades em home Office durante esse momento excepcional relacionado à pandemia, considere retornar as atividades presenciais de forma gradual.É possível fazer isso de diversas formas. Uma delas diz respeito à retornar primeiro alguns setores e depois outros. Outra forma se baseia no revezamento, em que alguns empregados prestam serviços presencialmente num dia enquanto outros estão em Home Office e no dia seguinte há uma troca. Isso é importante principalmente nesse primeiro momento em que estão sendo feitas as adaptações necessárias. Aproveite o retorno inicial para analisar os ambientes e as estruturas da empresa.

  1. Informe os empregados

Seus colaboradores devem estar plenamente cientes quanto à gravidade desse momento e sobre a necessidade de colocar em prática ações preventivas. Caso seja necessário desenvolva um planejamento interno em que as medidas de segurança são previstas e inclua políticas internas que devem ser seguidas pelos empregados.

  1. Disponibilize materiais de limpeza que permitam a prática da política interna

Para que as orientações e a política higiênica de sua empresa obtenham sucesso é importante que alguns cuidados sejam observados. A disponibilização de materiais de higiene pessoal como sabonetes e álcool em gel é indispensável. É crucial que esses tipos de acessórios higiênicos estejam espalhados pela empresa e não apenas em um lugar. Um ótimo lugar para disponibilizar o álcool é a entrada dos setores. Caso seja possível também disponibilize um tubo do álcool para cada um dos empregados. Outro ponto que não deve ser deixado de lado se refere à necessidade de uso de máscaras. Segundo especialistas o uso correto desse material de proteção pode diminuir o risco de contaminação em 80% em relação ao Covid-19 no trabalho. As máscaras devem ser trocadas após 2 horas de uso. Disponibilize esse tipo de material aos empregados e os lembre constantemente quanto às medidas de segurança que devem ser observadas.

4. Máscara de Diversas cores.

Para ter um controle visível da troca de mascaras pelos empregados a empresa pode adotar um sistema que use mascara de diversas cores, onde cada período é estipulado uma cor, assim o funcionário que não fez a troca de mascara é identificado rapidamente pela cor de sua máscara.

  1. Aumente a frequência da limpeza dos ambientes

A contaminação de superfícies corresponde a uma das principais formas de contaminação pelo Covid-19 no trabalho. Não raro essas superfícies contêm gotículas invisíveis ao olho nu cujo contato com a mão e com a boca, nariz ou olhos pode contaminar o indivíduo. A empresa deve prezar pela limpeza e higienização dos ambientes. Uma boa forma de fazê-lo é aumentando a frequência da limpeza dos ambientes com suas equipes de limpeza. Não deixe de disponibilizar os materiais necessários, especialmente o álcool. Estude formas de criar na empresa políticas que façam os próprios colaboradores realizarem a limpeza de suas mesas e materiais de trabalho, especialmente os de uso comum, constantemente. Essas medidas somadas podem ser a chave para evitar complicações advindas do Coronavírus.

  1. Faça as adaptações espaciais necessárias

O isolamento e o distanciamento social são de grande importância na luta contra o Covid-19 no trabalho e demanda que uma análise cuidadosa seja feita quanto ao espaçamento disponibilizado no ambiente laboral. As mesas devem preferencialmente ficar a 2 metros de distância umas das outras. Caso sua empresa não possua o espaço suficiente é preciso se considerar a possibilidade de mudança para um espaço maior ou o revezamento do trabalho presencial.

  1. Seja exemplo aos colaboradores

Todos os gestores e ocupantes de cargos hierarquicamente superiores da empresa devem estar cientes sobre sua responsabilidade perante os demais colaboradores e trabalhar de forma a ser exemplo para eles. De nada adianta a empresa recomendar ações e hábitos e apresentar materiais que demonstrem a gravidade da pandemia e como auxiliar no seu combate se os diretores e gestores não demonstram que tomam os cuidados necessários.

  1. Fiscalize o atendimento às regras internas

Não deixe de fiscalizar se as medidas de segurança adotadas pela empresa estão sendo devidamente colocadas em prática pelos empregados. A atuação deles é essencial para que se torne possível a proteção de todos os outros empregados.

  1. Atualize seus empregados com informações consistentes

Considere desenvolver informativos internos com atualizações sobre os números de infecções e mortes pela doença, quais as formas mais efetivas de proteção contra o Coronavírus e outros dados que se mostrarem relevantes.

10. Monitoramento de sintomas

O monitoramento dos sintomas de funcionários permite isolar ou até mesmo colocar o mesmo no sistema HOMEOFFICE, assim diminuindo o risco de contagio dos outros colaborardes  e o  encaminhado para o sistema de saúde do sintomático. É crucial que os colaboradores estejam devidamente informados pra que entendam a gravidade do momento e se atentem à prática das ações de segurança que foram estipuladas pela empresa.

Essas dicas desenvolvidas pela equipe de OCUPPE não substitui qualquer decreto ou norma governamental.