Acidentes de trânsito em situações de trabalho ou mesmo na ida ou volta do serviço são considerados acidentes de trabalho

Em maio celebramos o “Maio Amarelo”, um mês inteiro com campanhas voltadas para uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O que muitos não sabem é que empresas são consideradas responsáveis por acidentes de seus funcionários em trânsito, durante o período de serviço.

Para entender melhor, conversamos com Raphael Garcia, CEO da OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho. Veja no artigo abaixo e entenda.

A importância do Maio amarelo

O objetivo desse movimento é uma ação coordenada entre o governo e a sociedade civil. O objetivo é colocar o tema da segurança viária em pauta e mobilizar toda a sociedade, envolvendo as mais extensas partes: órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para escapar das falácias cotidianas e habituais, discutir temas com eficácia, agir e difundir conhecimentos e, por fim, resolver toda a gama de problemas de transporte nas mais diversas áreas.

Por que “Maio Amarelo”?

O “Maio Amarelo”, acontece neste mês porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Além disso, o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Segurança do trabalho e acidentes de trânsito

Você pode estar pensando que apenas empresas de transporte ou que tenham motoristas devem se preocupar com os acidentes de trânsito, mas você sabia que, de acordo com as leis brasileiras, são considerados acidentes de trabalho também os acidentes que os funcionários sofrem na hora de ir para o trabalho e no caminho de volta do trabalho para casa?

Raphael Garcia lembra que a segurança no trabalho também está relacionada à segurança no transporte dos colaboradores, ou seja, quando se trata de questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores, a segurança no trânsito torna-se uma questão importante.

Os acidentes de trabalho no trânsito não são diferentes em sua estrutura de quaisquer outros acidentes de trânsito, exceto em certas condições, como os riscos envolvidos, por necessidade, por motoristas de emergência, como motoristas de ambulâncias.

Dicas para evitar acidentes de trânsito

Sendo assim, é muito importante que as empresas também façam treinamentos para que os funcionários estejam conscientes. Raphael Garcia lembra algumas dicas simples para evitar acidentes de trânsito no caminho para o trabalho.

  • Cumpra todas as normas de trânsito;
  • Não estacione em locais proibidos;
  • Esteja sempre atento ao trânsito;
  • Não exceda o limite de velocidade, ainda que esteja atrasado para o trabalho ou uma reunião importante;
  • Evite brigas no trânsito;
  • Utilize sempre os equipamentos de proteção ao guiar uma motocicleta ou bicicleta;
  • Pedestres precisam estar sempre atentos quando passam por vias de circulação de veículos;
  • Não corra ou seja excessivamente apressado ao atravessar as ruas;
  • Procure sempre andar pelas calçadas.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre a saúde e segurança do trabalho.

Sobre a OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho

A OCUPPE | Prevenção e Proteção no Trabalho, é uma empresa moderna, sediada em Bauru/SP, que surgiu para assessorar seus clientes na área de Segurança e Saúde do Trabalho e Prevenção e Combate à Incêndios. De um lado, têm-se o reconhecimento e avaliação técnica dos riscos ocupacionais e, de outro, a análise criteriosa da legislação aplicável e das possíveis responsabilidades legais inerentes a cada caso, o que resulta gestão ambiental laboral com risco controlado, essencial à sobrevivência de qualquer organização atualmente. Objetivamos atuar efetivamente como parceiros de nossos clientes, prestando um serviço personalizado, dentro de um ponto de equilíbrio e com garantia de qualidade técnica, atendendo-os de maneira exclusiva, transparente e ética.