Conheça o Abril Verde, uma campanha em prol da saúde e segurança do trabalhador

Você sabia que o Brasil  está em 4º lugar no ranking de países com maiores índices de acidentes de trabalho? Pensando nisso, foi criado o Abril Verde, um mês inteiro com ações e campanhas voltadas para a prevenção, saúde e segurança do trabalho.

Acompanhe o artigo abaixo para entender a importância do Abril Verde!

Abril Verde: o que é?

Em abril, órgãos públicos e entidades que lidam com acidentes de trabalho participaram da campanha Abril Verde, uma forma de conscientizar sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores brasileiros.

Mas, porque abril? O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças de trabalho.

O movimento teve início em 2014 e nasceu com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. Mas não é só isso, ele também busca mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

abril Raphael Garcia, CEO da OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho, explica que o movimento Abril Verde existe para que todos possamos refletir a respeito dos cuidados com o trabalhador, “O bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores é muito importante para criarmos uma sociedade melhor. Além disso, é preciso que as empresas e governos invistam na segurança ocupacional e na prevenção de acidentes.

Objetivos do Abril Verde

O Abril Verde tem diversos objetivos, podemos destacar:

  • Mensurar os riscos ocupacionais aos quais o trabalhador brasileiro está exposto;
  • Engajar a sociedade a ser mais consciente;
  • Conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
  • Estimular a cultura de prevenção;
  • Debater responsabilidade entre gestores e governos;
  • Avaliar o comportamento dos cidadãos dentro e fora do trabalho;
  • Refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
  • Promover a qualidade de vida no trabalho.

Seja consciente o ano todo

Raphael Garcia lembra que abril é um mês em que as campanhas são intensificadas, no entanto, a prevenção deve acontecer durante todo o ano. A prevenção é importante para toda a sociedade, não só o trabalhador.

Essas medidas preventivas são importantes para diminuir o número de acidentes de trabalho. Além disso, em comparação com a reparação dos danos que já foram provocados, prevenir e evitar é ainda mais barato.

Você sabe quais as medidas de saúde e segurança do trabalho? Acompanhe nosso blog, por aqui sempre temos as melhores dicas para você e sua empresa.

 

Sobre a OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho

A OCUPPE | Prevenção e Proteção no Trabalho, é uma empresa moderna, sediada em Bauru/SP, que surgiu para assessorar seus clientes na área de Segurança e Saúde do Trabalho e Prevenção e Combate à Incêndios. De um lado, têm-se o reconhecimento e avaliação técnica dos riscos ocupacionais e, de outro, a análise criteriosa da legislação aplicável e das possíveis responsabilidades legais inerentes a cada caso, o que resulta gestão ambiental laboral com risco controlado, essencial à sobrevivência de qualquer organização atualmente. Objetivamos atuar efetivamente como parceiros de nossos clientes, prestando um serviço personalizado, dentro de um ponto de equilíbrio e com garantia de qualidade técnica, atendendo-os de maneira exclusiva, transparente e ética.