Qual a importância dos treinamentos em segurança do trabalho?
O principal aspecto da segurança no ambiente de trabalho é a prevenção de acidentes, que resulta, principalmente, dos cuidados tomados pelos próprios colaboradores, tanto durante os procedimentos adotados em suas atividades ocupacionais quanto da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Para que essas medidas preventivas sejam executadas de forma correta, é preciso realizar treinamentos periódicos. Assim, saber qual procedimento precisa ser adotado e quando isso deve ser feito é resultado da capacitação oferecida pela empresa. O mesmo pode-se dizer a respeito do uso adequado do EPI.

Neste contexto, o trabalho de orientação e de conscientização fornecido pelo treinamento de segurança é a base para se construir a cultura de segurança que a empresa deseja alcançar. Além disso, a capacitação dos funcionários atende às previsões da legislação trabalhista e fortalece a imagem da empresa.

Quais as vantagens de sua realização?
Além da manutenção da integridade física do trabalhador e da preservação do patrimônio da empresa, o treinamento em segurança do trabalho oferece diversas vantagens para o colaborador e para a companhia. As principais podem ser assim elencadas, entre outras:
• desenvolve uma cultura de segurança;
• previne a ocorrência de acidentes;
• auxilia na adoção de iniciativas, em caso de acidentes;
• reduz os custos resultantes dos acidentes de trabalho;
• evita o afastamento de colaboradores;
• melhora a qualidade dos produtos e serviços;
• melhora a produtividade no trabalho;
• favorece o engajamento do funcionário nas políticas de melhoria contínua;
• proporciona o bem-estar dos colaboradores e melhora sua qualidade de vida.
Desse modo, investir em treinamento passa a ser um grande negócio. Por outro lado, deixar de fazê-lo traz alguns riscos.

Quais os riscos da não realização?
O primeiro e mais importante risco consequente da ausência de treinamento em segurança é o de ocorrência de acidente no trabalho. A saúde e a vida do trabalhador, assim como o patrimônio da empresa, ficam ameaçados diretamente.
Além disso, deixar de capacitar e treinar os colaboradores pode resultar em autuação pela fiscalização trabalhista. Isso significa perda de dinheiro e oneração do custo final de seus produtos ou serviços.
Por sua vez, a imagem da empresa fica comprometida e relacionada ao descaso com os trabalhadores. Nessas circunstâncias, dificilmente se consegue mobilizar os funcionários para uma adequada execução de qualquer tarefa.
Com todas essas informações, você certamente já compreendeu qual é a importância do treinamento de segurança para os funcionários de sua empresa. Lembre-se, ainda, que é preciso a colaboração e engajamento de todos para que a política de prevenção seja colocada em prática.
Gostou do post? Nos acompanhe nas redes sociais e fique pode dentro dos principais assuntos relacionados a segurança do trabalho! Ocuppe, Prevenção e Segurança do Trabalho