Os problemas e prejuízos relacionados à saúde dos colaboradores têm feito as empresas pensarem com mais cuidado na segurança quanto à execução dos processos gerenciais e operacionais do negócio e buscarem medidas para garantir as melhores condições de trabalho para o quadro funcional. Nesse momento, escolher uma boa Clínica de Saúde Ocupacional é essencial e por esse motivo separamos 4 cuidados fundamentais que devem ser observados:

1 – Exames oferecidos
É preciso avaliar esse quesito para ter a certeza de que todos os procedimentos ocupacionais e exames laboratoriais necessários para o trabalhador estejam incluídos no serviço prestado. Os exames exigidos para cada colaborador vão depender do seu ambiente de trabalho.
De acordo com a legislação, cada empresa deve seguir  seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaborado por um médico do trabalho, depois de uma análise do ambiente laboral e dos riscos das atividades ali executadas. Os médicos que fazem o PCMSO também devem estipular a frequência dos exames ocupacionais para promover a saúde dos profissionais do local.
Por esse motivo, busque por clínicas que propiciem esse tipo de trabalho. Além disso, lembre-se de fazer o procedimento de análise do ambiente e a definição dos riscos, de forma periódica ou em casos de grandes transformações, como forma de garantir que os exames realizados satisfaçam as necessidades do negócio.

2 – Uso das ferramentas adequadas
Outro diferencial interessante que uma Clínica de saúde ocupacional pode oferecer é a utilização de ferramentas adequadas e atualizadas, como os softwares de gestão e padronização das informações referentes aos colaboradores. O uso desses sistemas gera a automatização dos processos, propiciando agilidade e eficiência, evitando preenchimentos divergentes e errados entre diferentes documentos de saúde e segurança do trabalho.
Tenha sempre em mente que a clínica de medicina do trabalho representa uma parte importante do atendimento fornecido pela empresa aos seus colaboradores. Por isso, ela precisa ser escolhida respeitando os critérios de qualidade do negócio e as especificidades do ambiente laboral.
Garanta que o processo admissional, periódico, demissional, entre outros, seja realizado da forma correta, com profissionais adequados e em um local sério. Além de ter acesso a uma rede de profissionais especializados em segurança do trabalho para atender a sua empresa.

3 – Qualificação da equipe
É extremamente importante que os profissionais sejam qualificados e capacitados tecnicamente para oferecerem os melhores serviços à sua empresa. Assim, assegura-se que não ocorrerão problemas no futuro que podem gerar grandes dores de cabeça.
Observe também se a clínica possui enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos,  médicos do trabalho e demais profissionais que compõem a área da saúde, com a função de ajudar no atendimento e na realização de exames. Algumas empresas de medicina do trabalho também contam com técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, que análise o Risco de cada setor da organização, oferecendo um serviço mais completo e garantindo maior eficiência entre o processo de Saúde e Segurança do Trabalho.

4 – Diferenciais fornecidos
Para tornar o dia a dia dos empreendedores e colaboradores mais fácil, algumas Clínica de saúde ocupacional escolhem fornecer alguns diferenciais, como a coleta de exames in loco. Esses diferenciais podem ser um fator crucial e fazer toda a diferença, tendo em vista que reduzem o tempo gasto com deslocamento até a clínica.
Essa comodidade também reflete em redução de tempo do colaborador fora da empresa, o que reduz custos em horas perdidas e otimiza os processos produtivos da equipe.

A OCUPPE atende todos esses pontos fundamentais para o sucesso de sua empresa quando o assunto for saúde e segurança do trabalho, além de ter muitos outros diferenciais e vantagens a oferecer para sua empresa e equipe. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais como auxiliamos nossos parceiros.